sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

2ª etapa do estagio supervisionado

UNIVERSIDADE LUTERANA DA BRASIL – ULBRA

COMUNIDADE LUTERANA – SÃO PAULO

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR IV

IVANETE BATISTA SANTOS ZAPULA

POTÉ, OUTUBRO DE 2011

IVANETE BATISTA SANTOS ZAPULA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR IV

AMBIENTES NÃO ESCOLARES

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Relatório necessário para obtenção parcial da Graduação do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Professor Regente: Adriana Schardong

Professor Tutor Virtual: Hans Gert Rottmann

Professor Tutor Presencial: Renata Ferreira de Sousa

POTÉ – MINAS GERAIS

2011



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21


SUMÁRIO

Introdução ..................................................................................................................

Caracterização da Realidade da Instituição............................................................

Projeto: Violência contra Crianças e Adolescentes...............................................

Resumo.......................................................................................................................

Caracterização da Organização da Entidade/Ambiente não Escolar....................

Contexto do Ambiente do Projeto............................................................................

Avaliação.................................................................................................................

Analise da Prática do Estágio..............................................................................

Considerações Finais............................................................................................

Referencias Bibliográficas........................................................................................

Anexos........................................................................................................................

INTRODUÇÃO

A importância de observar a atuação do pedagogo em espaços não escolares se faz necessário para nossa formação acadêmica, pois nos sabemos que ser pedagogo na atual realidade implica na construção de saberes, competências e habilidades que extrapolam a profissão docente. Nesse contexto, a pedagogia social (MOURA e ZUCHETTI, 2006) apresenta-se como uma possibilidade de realização de práticas pedagógicas em diferentes espaços sociais.

Assim, é necessário a aproximação desses espaços no processo de formação inicial. Para isto o Estágio Supervisionado IV foi realizado na Casa do Idoso Jorge Zapula que fica localizado na Rua, com o intuito de perceber a atuação e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em espaços não escolares.

O primeiro momento do estágio foi um período de observação que tinha como objetivo a instituição como um todo (espaço físico, infra-estrutura, funcionamento, organização administrativa e projetos pedagógicos). O segundo momento foi a docência supervisionada, o momento de vivenciar a relação teoria e prática inerente ao processo de formação. E por fim a construção de um Relatório analítico relatando o trabalho realizado que teve como procedimentos metodológicos os PCN'S e outros aportes teóricos como LEITE (2007)HAYDAT (1995) e outros teóricos estudados no processo de formação até o momento.

Vale ressaltar que, a formação acadêmica contribui para o estágio, pois ela capacita o futuro profissional em educação para que ele desenvolva melhor sua prática pedagógica.

Portanto é esperado a partir desse trabalho conhecer a prática profissional do pedagogo em espaços não escolar.




1. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO

1.1 Nome da Instituição: Casa do Idoso Jorge Zapulla

1.2 Nome dos Supervisores:

Professor Regente: Dra. Maria Clara Ramos Nery

Professor Tutor Virtual: Hans Gert Rottmann

Professor Tutor Presencial: Renata Ferreira dos Santos

1.3 Nome da Disciplina de Estagio: Estagio Curricular IV – Ambientes não Escolares

1.4 Nome da Instituição onde realizou o estagio: Casa do Idoso Jorge Zapulla

1.5 Data:

1.6 Semestre: 2º semestre

1.7 Ano: 2011

1.8 Histórico da Instituição

A Casa do Idoso Jorge Zapula, esta localizada na Rua Dom Pedro II, bairro Floresta no município de Poté – Minas Gerais. A mesma foi constituída em 01/04/1995, sendo uma entidade civil sem fins lucrativos, que terá duração por tempo indeterminado e se regerá pelo presente estatuto.

Tomamos a concepção proposta por Humberto Maturana (1999), na qual a educação é um processo de interação que ocorre o tempo todo, confirmando o conviver em sociedade e ressaltando seus efeitos de longa duração, suas características conservadoras, além de sua constituição como via de mão dupla onde quem educa é, ao mesmo tempo, educado – bem ao gosto da Pedagogia Freireana – porque demarca sua amplitude – para além da instituição escola – e contextualiza o âmbito das práticas educativas sobre as quais nos referimos.

A casa do Idoso Jorge Zapulla, situada à Rua D. Pedro II – Bairro Floresta – no Município de Poté, é uma entidade sem fins lucrativos, tem duração por tempo indeterminado, é constituída por número ilimitado de sócios, maiores de 28 anos e é regida por um estatuto; apresenta registro jurídico CNPJ nº 038311202/ 0001-73. Atualmente é representada por sua presidente Nilda Maria Soares Gomes e mais cinco membros da diretoria; também há composição de um conselho fiscal sendo três membros efetivos e três suplentes.

Vale lembrar que seu nome e deu em homenagem à Jorge Zapulla, ex-combatente de guerra do município (recrutado mas não chegou a lutar), homem público, descendente de italianos, que sempre apoiava eventos e obras sociais. A entidade supre citada, presta atendimento a 18 (dezoito) idosos, muitos deles sem família e alguns deles com deficiências físicas e mentais.

No tocante, a manutenção de despesas é obtida com a concretização de parcerias com comerciantes, Prefeitura Municipal de Poté, doações da sociedade civil. Não há registro de prêmios recebidos, no entanto há conquistas grandiosas como, aquisição de veiculo e através de uma doação, sede própria, dentre outras.

1.9 Publico Alvo

População Idosa

1.10 Relato das Observações da pratica de estagio com relação à instituição, ao publico alvo onde e com que o aluno realiza o estagio curricular IV

Durante as observações, conheci as repartições da casa do Idoso Jorge Zapulla. Foi observada, a maneira de como os idosos são tratados naquela instituição. Além disso, apresentei as atividades que iria realizar ao diretor da casa no quais fizeram suas sugestões para que fossem feitas adaptações para melhor aproveitamento.

Mais do que uma Prática de Estágio foi uma grande experiência de vida, por que além de colaborar para o desenvolvimento, percebi que estava lá como uma pessoa que lhes transmitia carinho, atenção e motivação para vencerem as inúmeras barreiras que lhes são impostas não só por serem idosas, mas por também terem problemas sócio-afetivos. Enfim, me senti realizada como uma futura profissional da Educação.

CASA DO IDOSO JORGE ZAPULLA

O IDOSO E O SEU BEM ESTAR SOCIAL

SETEMBRO, 2011

RESUMO

A palavra asilo quer significar, de acordo com o Aurélio, "casa de assistência social, onde se sustentam e educam mendigos, órfãos, velhos e carentes". Com o correr dos anos, uma instituição deste tipo freqüentemente deteriora, isola-se do resto da comunidade, tornando-se um gueto ou um cisto social de excluídos. Daí o surgimento da conotação negativa para a palavra asilo. Em nosso estudo, nos deparamos com uma realidade muito diferente, afastada da ideal. Os idosos residentes no asilo São Francisco de Assis, por exemplo, não contam com atividades que visam uma melhoria na qualidade de vida e bem estar físico, convivem com uma deficiência total de atividades recreativas e a ausência de programas que estimulem o lazer, contribuindo diretamente para que a vida destes idosos se torne cada vez mais ociosa.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ENTIDADE/AMBIENTE NÃO ESCOLAR

A Casa do Idoso Jorge Zapulla, constituída em 01/04/1995, é uma entidade civil sem fins lucrativos, que terá duração por tempo indeterminado e se regerá pelo presente estatuto. A mesma tem por finalidade dar abrigo aos idosos atendimentos médicos, odontológica e alimentar, recreação e toda assistência que for necessária inclusive religiosa e trabalho manual. No desenvolvimento de sua atividade a Casa do Idoso Jorge Zapulla terá um regimento interno, que aprovado pela Assembléia geral disciplinará o seu funcionamento.

No desenvolvimento de suas atividades a Casa do Idoso Jorge Zapulla não fará qualquer discriminação de raça, cor, sexo ou religião. A fim de cumprir sua finalidade a entidade se organizará em tantas unidades de prestação de serviços quanto se fizerem necessárias, as quais se regerão pelo regimento interno. A casa do Idoso Jorge Zapulla é constituída por numero ilimitado de sócios, maiores de 28 anos, distribuídos nas seguintes categorias:

SOCIOS FUNDADORES – São aqueles que participaram da assembléia de constituição da entidade e assinaram a respectiva ata.

SOCIOS CONTRIBUINTES – São os que contribuem com uma importância mensal no valor e na modalidade estabelecida pela diretoria.

SOCIOS BENFEITORES - São os que contribuem com a entidade espontaneamente e periodicamente, sem que a mesma estipule a forma ou a quantia.

SOCIOS BENEMÉRITOS – São os que prestam à entidade relevantes serviços, pertencendo ou não ao quadro social, sendo os mesmos indicados pela Assembléia Geral.

SOCIOS HONORARIOS – São os que prestam à entidade serviços, não pertencem ao quadro social e não moram na comunidade ou no município.

A casa do Idoso Jorge Zapulla será administrada por Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A Assembléia Geral, órgão soberano da entidade, constituir-se-á dos sócios em pleno gozo de seus direitos estatutários. Sendo que a mesma se realizará ordinariamente uma vez por ano para apreciar o relatório anual da diretoria, discutir e homologar as contas e o balanço aprovados pelo Conselho Fiscal, apreciar, aprovar ou reprovar o Plano de Aplicação dos recursos da Casa do Idoso Jorge Zapulla.

A convocação da Assembléia Geral será feita por meio de edital afixado em local público, publicado na imprensa local, por circulares ou outros meios convenientes, com antecedência mínima de 08 dias.

A capacidade da Casa é de no máximo 40 moradores podendo ser eles homens ou mulheres, independente de idade, com restrição apenas no quadro clínico que em alguns casos necessitam de um atendimento mais especializado.

É de responsabilidade da Casa atendimento médico emergencial, serviços de terapia, alimentação, serviços de lavanderia bem como a manutenção.

A casa possui 10 cômodos entre eles quartos, banheiros, salas, refeitório, cozinha, lavanderia, escritório e área de lazer. Atualmente conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretária Municipal de Saúde, Fundação de Assistência Social.

CONTEXTO DO AMBIENTE/PROJETO

O idoso tem sido encarado de formas diferentes ao longo dos tempos e nas diversas culturas. Por exemplo, nas sociedades Orientais é-lhe atribuído um papel de dirigente pela experiência e sabedoria. Nas sociedades Ocidentais, apesar de ter sido considerado, até há algum tempo atrás, como um elemento fundamental na sociedade, pelos seus conhecimentos e valores para as populações mais jovens, atualmente tem uma imagem e um papel social quase insignificante, sendo a diminuição das suas capacidades, num contexto de produtividade, um dos fatores mais referenciados. Por outro lado, o idoso, por usufruir de reformas e pensões muito baixas, viver muitas vezes em habitações degradadas e ter grandes despesas com a saúde, fica numa posição social muito vulnerável à precariedade econômica. O idoso é ainda vulnerável à exclusão social, pela condição de reformado, sem relação com o trabalho e com os colegas, pela dificuldade de comunicação com as gerações mais jovens, pelo isolamento em relação à família, pela perda de autonomia física e funcional e ainda pelas dificuldades da adaptação às novas tecnologias (Sílvia, 2001).

De fato, para além da privação de meios a que naturalmente os idosos, estão votados, existem tecnologias recentes que ampliam as dificuldades de acesso aos direitos sociais básicos.

Este quadro agrava-se para alguns idosos ainda mais, pelo fato de terem que partilhar o seu reduzido rendimento com familiares a seu cargo (netos, filhos tóxico dependentes, etc…).

Devido à insuficiência de medidas de política social, capazes de garantir condições econômicas mínimas a quem fez a sua vida profissional numa época em que não se realizavam contratos, nem descontos para a segurança social, configura-se-lhes um quadro de vida em que a pobreza é o culminar “inevitável” de uma trajetória social cuja precariedade impediu a acumulação de todo e qualquer tipo de recurso.

Face à panóplia de questões caracterizadoras do idoso na sociedade atual, surge o debate em torno do envelhecimento e das respostas sociais de apoio às pessoas idosas.

Segundo Pimentel (2001), a pressão que o envelhecimento populacional causa nos sistemas de Segurança Social pode ter custos sociais elevados, decorrentes da forma como o sistema é financiado. A técnica que é utilizada para este fim, segundo Rosa (1993), baseia-se numa conversão automática das contribuições dos indivíduos ativos em pensões, implicando que haja um equilíbrio entre as quotizações e as prestações. No entanto, este sistema segundo a mesma autora, tende a originar um mal-estar social e conduz a um conflito entre gerações com conseqüências graves para a sociedade, uma vez que são as gerações mais novas que contribuem para o financiamento das pensões de velhice, aumentando deste modo as despesas sociais.

Comunga da mesma opinião Roussel (1990), ao referir que, apesar de os idosos constituírem um grupo social com algum poder e capaz de exercer pressão política e econômica, as outras gerações, sobretudo em épocas de crise, podem não entender os benefícios dos idosos e considerá-los excessivos.

Posição diferente apresenta Cabrillo & Cachafeiro (1992), ao referirem que a questão fundamental não se centra na distribuição das despesas públicas, mas sim na integração social dos idosos, que podem e devem desempenhar uma função ativa na vida social, não constituindo, assim, uma carga para as gerações mais jovens.

JUSTIFICATIVA

O envelhecimento populacional vem se constituindo uma preocupação emergente na agenda de inúmeros governantes. Ouvimos com freqüência que o Brasil não é mais um país jovem. Os idosos que representavam apenas 3,2% da população geral de 1900 e 4,7% em 1960, poderão atingir 13,8% no ano de 2025. No período de 1960 a 2025, espera-se que o crescimento da população idosa seja de 917% enquanto que o ritmo de aumento da população total deverá cair para 250%.

Hoje, temos aproximadamente 11 milhões de pessoas com mais de 60 anos (idosos) e projeções indicam que seremos o 6O país do mundo em número de idosos no ano de 2020, com aproximadamente 32 milhões de idosos.

Sendo este um rápido e violento aumento da população idosa, não terá havido tempo suficiente para que o país se capacite para lidar de modo adequado com esta população. São previsíveis as situações relacionadas a preconceito, marginalização social, pobreza, abandono, doenças, incapacidades e baixa qualidade de vida. O problema do menino de rua dará lugar ao do idoso de rua. Não há presentemente uma política do estado visando alguma prevenção dessa avalanche de problemas.

Ao mesmo tempo, a mulher, hoje a tradicional cuidadora dos idosos da família, estará cada vez menos disponível para esse tipo de função, em virtude de seu engajamento cada vez maior no mercado de trabalho. Ademais, a própria família estará cada vez menor, em virtude da urbanização, e mais fragmentada, devido à facilidade para separações conjugais e, assim, sempre menos apta para cuidar de seus idosos. Famílias menores residem em apartamentos pequenos, sem espaço para idoso. E, até aqui, os sistemas formais de suporte não têm sido capazes de substituir a família com eficiência.

As dimensões do problema da previdência social brasileira são colossais e não é provável que se consiga solução adequada em poucos anos. É muito provável que a situação socio-econômica de diversos idosos persista instável, insegura e/ou plenamente deficitária nos próximos vários anos.

A população que vai entregue a esse tipo de instituição é aquela com uma família incapacitada ou sem família; com dificuldade para prover o próprio sustento; rica em incapacidades físicas e mentais; considerada pouco atrativa para o convívio social por parte dos outros agrupamentos sociais.

As instituições residenciais de longa permanência precisam estar sempre sendo arejadas e reformadas, em constante refazer dos laços com a comunidade.

É muito desejável que o jovem universitário, um indivíduo muitas vezes oriundo das elites e inexperiente, possa ter contato com os mais relevantes problemas sociais. Serve para forjar no seu caráter o sentimento de responsabilidade social, além de ter um papel humanizador, Presta-se para angariar desde já a sua colaboração na difícil empreitada de tentar reduzir o sofrimento e a falta de condição daqueles menos privilegiados. Serve para a aprendizagem do respeito ao outro indivíduo humano, não importando quais as suas deficiências e limitações.

É fundamental marcar que a capacidade de respeitar e de ajudar não é inata no ser humano e nem sempre estará já pronta e disponível no jovem estudante. Precisa ser estimulada e cultivada no jovem. Ao longo dos anos de existência do Projeto Lar dos Idosos, pudemos constatar que o ambiente das casas para idosos tem se mostrado bastante propício para o desenvolvimento deste tipo de formação do caráter de jovens estudantes.

OBJETIVO GERAL

Contribuir, através de trabalho multidisciplinar e integrado, para melhoria das condições das instituições residenciais de longa permanência para idosos, através de processo continuado de análise institucional das instituições já conveniadas com o Projeto Lar dos Idosos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

· Oferecer consultoria acerca de como racionalizar e melhorar o funcionamento de outras instituições, ainda não ligadas ao Projeto Lar dos Idosos;

· Contribuir para elevar o bem estar e a qualidade de vida do idoso em instituições de longa permanência, que são muito baixos hoje em dia;

· Desenvolver um projeto acadêmico de estudos acerca do processo de envelhecimento;

· Estimular o trabalho em equipe entre estudantes;

PÚBLICO ALVO DO PROJETO

· Pessoas idosas

METODOLOGIA DE TRABALHO/PROCEDIMENTOS

· Atividades recreativas;

· Coleta de dados;

· Relato de desenvolvimento de atividades;

· Dinâmica para detectar o estado emocional de cada idoso;

· Questionamentos;

· Oficina de recreação;

· Proposta de oficinas que foram realizadas na visita seguinte. As oficinas mais cotadas foram: desenho, massa de modelar, jogos, contos religiosos, tudo acompanhado pelo som que eles mesmos escolheram: Roberto Carlos.

· Na oficina de desenhos, fornecemos materiais necessários - giz de cera e papel - para explorar a criatividade e o desenvolvimento motor. Sem que houvesse imposições de regras, deixando - os livres para a realização desta atividade. Observamos que através de rabiscos que tinham formas e cores variadas, alguns retratavam suas experiências enquanto criança ou durante determinada etapa de suas existências.

· Os desenhos não tinham uma definição lógica, eles diziam ser animais - pato, pata, onça, cobra, urso, ganso - sereia e até jangada. Podemos constatar que através das quantidades de cores utilizadas poderia haver alguma relação com seu estado emocional.

· Foi curiosa a receptividade na oficina de massa de modelar, pois eles nunca tiveram a oportunidade de manuseá-la. Talvez por este fato não foram criativos, apenas repetiram os modelos apresentados pelos monitores. Pela falta de manuseio e o aroma atrativo, uma senhora mastigou um pedaço de massa, imaginamos que ela se confundiu com algum doce, pois era o que a mesma nos pedia.

· Com os contos religiosos, notamos que a explanação surtiu melhor entendimento e conseqüentemente maior participação que a leitura detalhada. Sentimos algumas dificuldades devido às deficiências auditivas. Talvez pela questão cultural eles preferiam escutar os contos religiosos.

EQUIPES E PARCERIAS

· Sócios Fundadores

· Sócios Contribuintes

· Sócios Benfeitores

· Sócios Beneméritos

· Sócios Honorários

CRONOGRANA

ATIVIDADE/

PERIODOS

semana

semana

semana

semana

Levantamento de literatura

X

Planejamento do projeto

X

X

Busca de parcerias

X

X

X

Implantação do projeto

X

X

Execução do projeto

X

X

Avaliação

X

AVALIAÇAO

Foi verificado que as atividades recreativas proporcionam momentos de bem estar, uma vez que os idosos ali presentes tiveram uma participação ativa nas atividades propostas - no início apresentavam-se pacatos e no decorrer das propostas recreativas houve uma maior adesão por parte dos participantes - deste modo reativando sentimentos perdidos e a auto-estima como ponto fundamental de recuperação.

3. ANALISE DA PRÁTICA DE ESTAGIO

Contudo, destacamos que a prática do Estágio Supervisionado é essencial para a aquisição da prática profissional, porém não tem sido esta visão de seus idealizadores (Instituições) quanto a investimentos e reformulações nas confirmações de melhorias. Assim, vemos que é necessária a urgente reformulação sistemática de tal procedimento, para que venhamos ter uma Educação sustentável e distante das incertezas do cotidiano docente, capaz de atuar "cirurgicamente" nas falha do processo educacional; propiciando uma melhor forma de interpretar a realidade social, por meio de uma possível e notável influência da Educação, na consolidação do combate ao antagonismo provocado pela dicotomia existente entre teoria e prática. Desse modo, observamos esta etapa referente à graduação, com a certeza de que a Educação só poderá ser reformulada (a fim de atingir notáveis melhorias), quando o nível de atenção referente ao processo de Estágio Supervisionado, for considerado padrão a se investir e se seguir, evidentemente, sob os pressupostos do olhar crítico em reflexão ao contexto e os seus mecanismos constituintes.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Estágio Supervisionado é de suma importância para a formação acadêmica, pois proporciona ao formando de Pedagogia observar e refletir como está sendo construída a nova identidade profissional do pedagogo em espaços não escolares. Pode-se perceber que essa nova identidade está em processo de construção e que há muitos desafios a serem superados e um deles é de o curso de Pedagogia oferecer mais suporte para atender a essa nova área de atuação profissional. Para que esse profissional atenda a esses diferentes espaços educativos é necessário saberes que envolvam o “saber” e o “saber fazer” nessa prática. Saberes que entrecruzem teoria e prática, tendo em vista a perspectiva do pedagogo como cientista da educação (LEITE, 2007).

Apesar de todas as contingências, entendemos que o estágio é um grande instrumento nas mãos do educador, e dependendo da forma como é estruturado e direcionado pode ser uma estratégia de ensino fundamental para a formação do educando. O estágio na disciplina Prática de Ensino está sendo gradativamente trabalhado como um campo de conhecimento e investigação.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL, Ministério da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC-SEF, 1997.

CABRILLO, Francisco; Cachafeiro, M. A. Luísa – A revolução grisalha. Lisboa: Planeta.1992.8

CÁRITAS Diocesana de Viseu – Estudo de levantamento das instituições e das redes para a inclusão – Projeto convergências: Comunicação para valorizar. Equipa técnica: Sandra Duarte João e Manuela Moura Alberto. Setembro, 2004.

HAYDAT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 2° ed. São Paulo. Ática, 1995.

LEITE, Ivonaldo. O pedagogo e o cientista da educação. Momentos, Rio Grande do Norte, 18: 1130-123, 2006-2007.

MOURA, Eliana; ZUCHETTI, Dinorá Tereza. Explorando Outros Cenários: Educação não escolar e pedagogia social. Disponível em: htp:/ www. Br/publicações_ cientificas/ images/ stories/ pdfs_ educação/ vol110n3/ art07_ moura pdf.

PIMENTEL, Luisa Maia Gaspar – O lugar do idoso na família: contextos e trajetórias. Coimbra: Quarteto. 2001.

ROSA, Maria João Valente – O desafio social do envelhecimento demográfico. Análise Social. Lisboa. Vol. 27. N.º 122, 1993.

ROUSSEL, Louis – Les relations générationnelles au moment de la vieillesse des parentes. In Relations Intergénérationnelles. Actes du Colloque de Liége. Nº. 17-18, (Mai 1990), p. 11-26.

SILVA, Luísa Ferreira – Ação social na área da família. Lisboa: Universidade Aberta. 2001

ANEXOS

Atividade das atividades de Estagio do Curso de Pedagogia

Curso: Pedagogia Período:

Local do Estagio: Casa do Idoso Jorge Zapula Município: Poté – Minas Gerais

Informamos à Universidade Luterana do Brasil que o estagiário (a) Ivanete Batista Santos Zapula realizou as atividades propostas no Estagio Curricular ( ) I; ( ) II; ( ) III; (x) IV do Curso de Pedagogia EAD, em nosso estabelecimento Escolar/não escolar, no período de 05 de setembro de 2011 à 20 de outubro de 2011, com 20 horas em nosso estabelecimento para completar as 68 horas do estagio citado.

Com a avaliação descrita abaixo, conforme resultado obtido no estágio.

Desempenho e relacionamento interpessoal do estagiário

4

3

2

1

Ética profissional

x

Interesse pelas atividades

x

Disponibilidade

x

Assiduidade

x

Pontualidade

x

Comunicabilidade

x

Organização

x

Integração com a instituição

x

Integração com a Comunidade

x

Cooperação

x

Autonomia

x

Comprometimento

x

4. Muito Bom; 3. Bom; 2. Regular; 1. Fraco;

Parecer descritivo: ________________________________________________________

________________________________________________________________________

Poté, 30 de novembro de 2011

PLANILHA DE EFETIVIDADE DA PRÁTICA DOCENTE

ESTÁGIO CURRICULAR IV

DADOS DO LOCAL DO ESTÁGIO

Nome do Ambiente não Escolar: Casa do Idoso Jorge Zapula

Endereço: Rua Dom Pedro II nº 182 – Bairro Floresta, Poté – Minas Gerais

Nome do (a) diretor (a) responsável pelo setor: Nilda Maria Soares Gomes

Nome do (a) Responsável pelo Estagiário (a): Nilda Maria Soares Gomes

Setor: Comercial

Ano/Semestre de Estagio: 2011 – 2º Semestre

DADOS DO ACADEMICO

Nome do Estagiário: Ivanete Santos Zapula

Ano de Ingresso no Curso de Pedagogia: 2009

Nº CGU: 94516910

Cód. de Matricula: 091047343

Nome do Pólo: Centro Ed. Nossa Senhora Aparecida – LTDA – Jequitinhonha

Número da Turma na NetAula:

Estágio Curricular IV

ORIENTAÇÕES INICIAIS E ESCOLHA DO LOCAL DE ESTAGIO ( TUTOR PRESENCIAL) – 8h

Data

Horário

Atividade Realizada

Rubrica do Tutor(a) Presencial

DIA

MÊS

INICIO

TERMINO

05

09

7:00

10:00

Escolha do Local de Estagio

06

09

7:00

10:00

Visita ao local de Estágio

08

09

7:00

11:00

Conversas com a diretora do local

CARACTERIZAÇÃO, ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO (LOCAL DE ESTÁGIO) 15h

Data

Horário

Atividade Realizada

Rubrica do (a) Responsável pelo (a) Estagiário (a)

DIA

MÊS

INICIO

TERMINO

09

09

7:00

10:00

Observação do Local de Estagio

10

09

7:00

10:00

Entrevista com o Diretor do Local

12

09

7:00

10:00

Caracterização do Local

13

09

7:00

10:00

Conversas com funcionários do Local

15

09

7:00

10:00

Entrevista com Diretor e Coordenador

Observação e Caracterização do Local

PLANEJAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA (LOCAL DE ESTAGIO/TUTOR(A) PRESENCIAL) 10h

DIA

MÊS

INICIO

TERMINO

Atividade Realizada

Rubrica do (a) Responsável pelo (a) Estagiário (a) e Tutor (a) Presencial

16

09

7:00

9:00

Atividades Recreativas

17

09

7:00

9:00

Coleta de Dados

19

09

7:00

9:00

Relato do desenvolvimento das atividades

20

09

7:00

9:00

Dinâmica para detectar o estado emocional do idoso

21

09

7:00

9:00

Questionamento e oficina

AÇÃO EDUCATIVA (LOCAL DE ESTÁGIO/INSTITUIÇÃO) - 20h

Data

Horário

Atividade Realizada

Rubrica do (a) Responsável pelo (a) Estagiário (a)

DIA

MÊS

INICIO

TEMINO

22

09

7:00

10:00

Estudo sobre o tema

23

09

7:00

10:00

Dinâmicas e debates

24

09

7:00

10:00

Conscientizações e debates

26

09

7:00

10:00

Palestras

27

09

7:00

10:00

Oficinas e debates

28

09

7:00

10:00

Estudos e Questionamentos

29

09

7: 00

09:00

Oficinas, debates e questionamentos

ORGANIZAÇÃO DO RELATORIO FINAL (TUTOR PRESENCIAL) 15h

Data

Horário

Atividade Realizada

Rubrica do Tutor (a) Presencial

DIA

MÊS

INICIO

TERMINO

03

10

7:00

12:00

Organização do estagio

19

10

7:00

12:00

Estruturação do Estagio

20

10

7:00

12:00

Montagem e correção do Estagio












Caixa de texto:

CARTA DE AUTORIZAÇÃO

Comunicamos a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA que o (a) aluno (a) IVANETE BATISTA SANTOS ZAPULA, do curso de Pedagogia em EaD, está autorizado (a) a realizar as atividades propostas no Estágio Curricular ( ) I ( ) II ( ) III (X) IV nesta instituição educacional, no período de 05 de setembro de 2011 à 20 de outubro de 2011, cumprindo a orientação da universidade.

Poté, 05 de setembro de 2011.

Informações:

Nome da escola: Casa do Idoso Jorge Zapulla

Endereço: Rua D. Pedro II, 182 – Bairro Floresta, Poté-MG

Nome do (a) diretor (a): Nilda Maria Soares Gomes

PLANILHA DO CAMPO DE ESTÁGIO – DADOS DO ALUNO

INFORMAÇÕES DO ESTAGIARIO:

NOME COMPLETO DO ALUNO EM ESTÁGIO: IVANETE BATISTA SANTOS ZAPULA

CGU: 94516910

ENDEREÇO/Nº/COMPLEMENTO: RUA MILITÃO MAIA, 223

CPF:759769606-00

TELEFONE: (33) 88247122

E-MAIL: ivanetezapula@hotmail.com

INFORMAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO:

( ) ESTÁGIO CURRICULAR I ( ) ESTÁGIO CURRICULAR II (X) ESTÁGIO CURRICULAR IV

NOME DA ESCOLA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO: CASA DO IDOSO JORGE ZAPULLA

ENDEREÇO: RUA D. PEDRO II

182

Nº DO ATO LEGAL DE RECONHECIMENTO DA ESCOLA:

Nº CNPJ: 03.831.202/0001-73

CIDADE: POTÉ – MINAS GERAIS

TELEFONE: (33)

PROFESSORA REGENTE: NILDA Mª S. GOMES

FORMAÇÃO REGENTE: MAGISTERIO

E-MAIL DO PROFESSOR REGENTE:

SÉRIE/ANO: AMBIENTES NÃO ESCOLARES

TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

Nº DE ALUNOS:

18







PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DO CAMPO DE ESTÁGIO

DADOS DO POLO

POLO: 544 – PED – CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA APARECIDA

ENDEREÇO: RUA HENRIQUE HEITMMAM

Nº: 67

BAIRRO: CENTRO

CIDADE/ ESTADO: JEQUITINHONHA

TELEFONE:

E-MAIL: LANEEMEDIATO@GMAIL.COM

RESPONSÁVEL LEGAL: LANE EMEDIATO

COORDENADOR DO POLO: LANE EMEDIATO

TELEFONE: (31) 3379-9600

TUTORA: 10294 – RENATA F. DE SOUZA

TELEFONE: (33) 3525-1504

E-MAIL: renata.ferreiradesouza@gmail.com

TURMA: 2009/UNICA

DIA DA SEMANA E TURNO DA AULA PRESENCIAL: SEGUNDA-FEIRA






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